quinta-feira, 8 de agosto de 2013

CONCURSO 2013 PARA PROFESSOR DO MARANHÃO É ANUNCIADO PELA SEDUC-MA COM EDITAL PARA OUTUBRO

Técnicos da Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (Seduc-MA) reuniram-se com diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), na manhã desta quarta-feira (7) na sede da entidade. Um dos assuntos tratados foi sobre concurso público para professores da rede estadual. A Seduc também reafirmou o compromisso assumido pelo governo, após a greve da categoria, realizada este ano.
As titulações, promoções, recomposição salarial e gratificações deverão ser pagas aos educadores nos salários de agosto, como prevê o acordo entre o governo do Estado e o Sindicato.
Com relação às promoções e titulações, os técnicos da Seduc afirmaram que uma equipe está trabalhando na avaliação dos processos e que os pedidos com documentação completa já foram deferidos para pagamento, porém há solicitações que faltam certificados, documentos fundamentais para a concessão dos direitos.
A recomposição salarial dos servidores, com percentuais de 7,97% a 4%, também está confirmada para este mês de agostoe deve ser paga retroativamente a janeiro deste ano, como está assegurado no acordo.
Além das titulações e promoções nos salários de agosto, a Seduc também confirmou o pagamento da gratificação de estímulo profissional de 30% aos funcionários de escola que realizaram o curso de qualificação profissional Pró-funcionário. Pelo acordo com o governo, o pagamento será retroativo ao mês passado. Os técnicos do governo informaram que foi realizado o mapeamento dos servidores na rede estadual de educação que apresentaram o diploma de conclusão do curso.
Os diretores do Sinproesemma aproveitaram a presença dos representantes do governo para cobrar, mais uma vez, o pagamento dos professores que fazem dobra de carga horária – Condição Especial de Trabalho (CET), que está sempre em atraso. Os técnicos da Seduc informaram que há previsão de regularizar o pagamento no próximo dia 10.
Diante da falta de profissionais na rede estadual de ensino e da iminência de aposentadoria de cerca de oito mil professores, o Sinproesemma mantém a cobrança por concurso público imediato. Quanto a isso, a Seduc confirmou a realização do certame ainda este ano de 2013 e informou que já está fazendo o levantamento da necessidade da rede para definir o número de vagas que serão ofertadas no concurso, cujo edital, segundo o governo, deverá ser publicado em outubro.
Com isso, pode se afirmar que é quase certo que o edital do concurso para professores da rede estadual do Maranhão, seja publicado ainda neste ano de 2013. No próximo ano, 2014, há eleições e a governadora Roseana Sarney quer usar o concurso na campanha do seu grupo político. Exatamente como fez no último concurso para professor do Maranhão, realizado em 2009, um ano antes das eleições de 2010. 
fonte: Castro Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário