terça-feira, 12 de novembro de 2013

SECRETARIA DE SAÚDE PROMETE REALIZAR CAMINHADA DE PREVENÇÃO CONTRA O CÂNCER DE PROSTATA


A Secretária de Saúde nesse mês de Novembro estará fazendo a primeira caminhada sobre o câncer de próstata e mama, onde os postos de cada PSF (Programa Saúde da Família) estarão realizando atividades sobre esses temas como exames de próstata e mama, assim como palestras educativas e exames laboratoriais.

Após o outubro rosa (em Joselândia será realizado nesse mês de novembro), mais um importante passo se inicia pela prevenção. O foco passa a ser contra o câncer de próstata. Seguindo o exemplo, o Novembro Azul integra a programação mundial para conscientizar os homens nos aspectos da prevenção da doença. Em menos de 30 anos, a taxa de mortalidade nos homens brasileiros por câncer de próstata aumentou mais de 95% e é o segundo câncer mais comum entre os homens, sendo o primeiro o de pele não melanoma.

Conforme o Ministério da Saúde são mais de 50 mil casos novos todo ano, com o número de mortes ultrapassando os 12 mil registros. O mês ainda tem um reforço nessa luta: 17 de novembro é o dia nacional de combate ao câncer de próstata. Se o outubro rosa remete à cor do laço que simboliza, internacionalmente, a ação é contra o câncer de mama, no novembro azul, o bigode entra em cena. A fundação movember promove um evento para conscientização e arrecadação de fundos para a luta contra o câncer de próstata e outras doenças masculinas. O nome da entidade é uma brincadeira com as palavras “moustache” ou “mo”, “bigode” em inglês, e o nome do mês.
É om prevenir!

Fonte: jdp

Nenhum comentário:

Postar um comentário