quinta-feira, 14 de novembro de 2013

JOSÉ SARNEY, O MELHOR GOVERNADOR QUE O MARANHÃO JÁ TEVE! DUVIDA?

Dando uma “cutucada” na internet e fazendo algumas pesquisas a respeito de políticos brasileiros, me chamou a atenção um site bem conhecido pelos internautas, chamado Wikipedia; site esse, que, logo ao escrever o nome "José Sarney" no buscador Google, veio logo no topo da tela e trouxe uma extensa matéria: a biografia do então Senador da República, ex-deputado federal e ex-governador do Maranhão, José Sarney de Araújo Costa. O "poderoso" José Sarney!
Ao lê sobre seu mandato como Governador do Maranhão, percebi que, o site Wikipédia, mostra outra realidade do que muito se comenta pelas pessoas aqui no Estado e no Brasil a fora (na mídia e jornais) de José Sarney.
Pude notar que o Maranhão apenas cresceu em seu mandato como Governador e que o povo saiu do isolamento, após os investimentos e centenas e centenas de pavimentação asfáltica.
Leia você também e comente:
“Durante o Governo Sarney os investimentos foram aumentados em 2.000%. A oferta de energia elétrica no Maranhão, que era de 7.500 kWmenor que a do edifício Avenida Central, no Rio de Janeiro, passou para 237 500 kW. As estradas passaram de 13 km pavimentados para centenas de quilômetros, que incluíam a BR-135, São Luís – TeresinaFoi aberto o Porto do Itaqui e rompidas as amarras do crescimento urbano de São Luís, impedido a nordeste e sudoeste pelas rias Anil e Bacanga, com a construção da ponte do São Francisco, que abria caminho para as praias do norte da ilha, e a barragem que permitia o acesso à ponta do Itaqui.
O programa de educação João de Barro permitiu a criação de uma escola por dia, um ginásio por mês, uma faculdade por ano. Com a combinação de adaptações do método Paulo Freire com a introdução de uma TV Educativa — a primeira do Brasil — foi possível formar rapidamente professores e monitores que estenderam a educação a todo o Estado, que só tinha um ginásio. Ainda no governo Sarney foi instalada a Universidade Federal do Maranhão, e preparado o caminho para a Universidade Estadual do Maranhão. Na área da saúde foi construído o Hospital Geral, em São Luís, e criado um grande número de postos médicos no interior maranhense.
Em 1968, o ex-presidente Juscelino Kubistchek viajou a São Luís como homenageado da primeira turma de economistas da Universidade Federal do Maranhão, da qual Sarney era paraninfo. Enfrentando as cautelas que o aconselhavam a se ausentar da solenidade de formatura, Sarney não somente dela participou, mas, como governador, fez questão de homenagear o ex-presidente com um jantar, realizado no dia 12 de dezembro de 1968. No dia seguinte, uma sexta-feira, o presidente Costa Silva baixou o Ato Institucional Nº 5Sarney e Juscelino viajaram no mesmo avião; Sarney desceu no Recife e Juscelino seguiu para o Rio de Janeiro, onde foi preso ao desembarcar. De volta a São Luís, Sarney fez um pronunciamento por rádio e televisão: “Meu mandato é um mandato livre, que me foi outorgado pela vontade popular, tenho procurado exercê-lo com absoluta independência e no dia em que não puder mais fazê-lo não poderei prestar serviços ao Maranhão. Nessa hora, o meu caminho é o caminho da minha casa, de cabeça erguida, mas respeitado e sendo digno do nome e do povo desta terra. Não posso parecer nunca subalterno, omisso ou açodado. Tenho noção da grandeza do cargo que ocupo e das minhas responsabilidades com o passado, com o presente e com o futuro do Maranhão”.

Com Wikipédia

3 comentários:

  1. Com certeza. A imagem criada pela midia nacional referente a sarnei, tem carater meramente politica. Geralmente, os politicos com maior influencia nos governos são nordestinos, e a globo, folha de são paulo, veja e estadão os odeiam. meu povo, não fiquem refens da midia, das redes sociais, isto é, leiam mas não se conscientizem com certos blablabla. Portanto, toda a midia, seja no maranhão, quanto no resto do brasil, tenta desqualificar o sarnei. Se fosse tão ruim não teria sido eleito no estado amapá.

    ResponderExcluir
  2. e porque o Maranhão sendo tão rico, é o segundo estado mais miserável do Brasil se sempre esteve nas mãos dos "Santos Sarney"?

    ResponderExcluir
  3. Da mesmo forma que os municípios desesperados por mudança elegeram a oposição, deve ser feito com o estado, se bem que os municípios não tiverem mudança de prroa nenhuma!

    ResponderExcluir