sexta-feira, 6 de setembro de 2013

INSCRIÇÕES PARA CONCORRER AO CARGO ELETIVO DE CONSELHEIRO TUTELAR DE JOSELÂNDIA ENCERRAM-SE HOJE (06/09)

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Joselândia (CMDCA), realizará eleições diretas para a escolha do Conselheiro Tutelar que vai atuar no nosso município. Qualquer pessoa maior de 18 pode se inscrever para o cargo eletivo. O ultimo dia de inscrições é hoje (06/09) no CRAS.
Estão na lista de inscrições: Francisco Borges (filho do vereador Dedé), Kassia (esposa do Zé Domingo), Luan Almeida (neto do Adão Patrício), Ortenildo (o Bial Jr. Filho do Ortencio), Rita (esposa do Antônio Santana), Valeria Barroso, Zôra entre outros o qual ainda não fomos informados.
Os inscritos deverão obedecer a uma série de critérios, além de estarem de acordo com o perfil exigido pelo CMDCA e só então as candidaturas poderão ser oficializadas pelo Conselho Municipal que está coordenando as eleições. A data prevista para a eleição está marcada para o dia 6 de outubro e poderão votar todos os cidadãos e cidadãs de Joselândia maiores de 18 anos.
A função do conselheiro eleito será de zelar por crianças e adolescentes do nosso município que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. Mas fazendo não o que quer, mas o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 136, nem mais (o que seria abuso) nem menos (o que seria omissão).

Conselho Tutelar

O Conselho Tutelar não substitui outros serviços públicos (não é para isso que foi criado) e só deve ser acionado se houver recusa de atendimento a criança e ao adolescente. Ele é um órgão público do município, vinculado à Prefeitura e autônomo em suas decisões. É também um órgão não-jurisdicacional, ou seja, é uma entidade pública, com funções jurídico-administrativas, que não integra o Poder Judiciário.

6 comentários:

  1. Faltava em nossa cidade o conselho tutelar para ajudar a defender os direitos e deveres de nossas crianças e adolescentes. Você deve escolher 5 candidatos para ser formado o conselho tutelar eu já escolhe os meus Gláucia Pinho( filha da prof. Desterro) , Jane (esposa do agente de saúde Solano Sousa), Luan do Adão Patrício),Valeria, Francisco Borges. Escolhas pessoas jovens que tenham atitude que não tenham medo de defender seus filhos!! Eu já escolhe os meus escolha os seus também..!! vote com consciência..!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela publicação, JR se torna útil quando informa a serviço da população sem patotice.

    ResponderExcluir
  3. Já tenho os meus candidatos JANE CLÉIA,VALÉRIA BARROSO,LUAN DO ADÃO,LEI RUID AMADOR,ESPOSO DO ADÃO.

    ResponderExcluir
  4. É JR, vc esqueceu de dizer que podem votar todos os cidadãos de Joselandia, que estiverem cadastrados no colegio eleitoral, ou seja serem eleitores de Joselandioa e estiverem em dias com suas obrigações como eleitor; é Sei não, mais esse Luan, vai matar a pau!

    ResponderExcluir
  5. A minha opinião é clara,não voto !
    porque acho que deveria ter um concurso,dependendo da escolaridade do candidato.
    Como o vencedor poderá defender os direitos e deveres da criança se ele não tem conhecimento pra isso.

    ResponderExcluir
  6. COM certeza a maioria dos oixote que ai se candidataram é pensando apenas num emprego são jovens que não tem o menor senso de responsabilidade e acha que é tudo muito facil em primeiro lugar a pessoa teria de ter curs superior para poder entender melhor lhe da com situações de extrema responsabilidade, não apenas ser amprado com um emrego.

    ResponderExcluir