domingo, 15 de setembro de 2013

DIAGNÓSTICO EM ULTRASSONOGRAFIA REALIZADA NO POSTO DE SAÚDE DE JOSELÂNDIA ERRA O SEXO DE UM BEBÊ

No início da tarde deste domingo (15), Fernanda da Silva dos Santos, deu entrada na Unidade Mista Santa Marta com trabalho de parto. Por volta das 15h00min o médico que estava de plantão Dr. Jefferson Walmir Almeida Alves realizou o parto da paciente. Para a surpresa de Fernanda, o bebê que ela gestava não era do sexo feminino como indicava os três últimos exames de ultrassonografias realizadas por ela no pré-natal. A avó da criança, dona Francidalva que reside no Alto Brasil falou com algumas pessoas que também ficou surpresa com a chegada do neto que pensava que seria uma netinha. A família já tinha cobrado o enxoval de acordo com o sexo que a ultrassonografia indicou, feminino.
- Compramos tudo rosa e nasceu um homenzinho. Agradecemos a Deus por ter nos dado essa linda criança. Agora a gente se sente um pouco frustrada pelo erro no exame, que fez nós comprar um monte de coisas de menina. Disse dona Francidalva, feliz perlo neto ter nascido com saúde, mas frustrada com o exame que errou o sexo da criança.

Os exames foram realizados no Posto de Saúde da Rua Nova. Das quatro ultrassonografias realizadas as três ultimas indicavam que o sexo da criança era feminino. O primeiro ultrassom não revelou se era menino ou menina.

Falamos com uma funcionária da saúde e perguntamos sobre a qualidade e o funcionamento dos equipamentos usados para realizar os ultrassons no posto. Ela nos garantiu que todos os aparelhos estão em perfeito estado e que ainda não tinha chegado ao seu conhecimento o caso de Fernanda, mas que não tem dúvida de que o erro tenha sido médico, até por que, é o primeiro caso de um ultrassom não identificar o sexo correto de uma criança, desde a instalação dos equipamentos no posto.

“- Apesar de ser muito difícil acontecer, um ultrassom pode sim dar errado o sexo do bebê. O único caminho realmente garantido para descobrir o sexo do bebê antes do parto é a retirada de material do bebê para avaliação do cariótipo (cromossomos do bebê), através de uma cordocentese ou biópsia de vilo corial. No entanto, os riscos que esses testes trazem à gestação não justificam que sejam feitos apenas com a finalidade de detecção do sexo, e sim se houver a intenção de pesquisa de doenças genéticas.” Declarou a obstetra Eleonora Fonseca a um blog que falava sobre o ultrassom que pode dar errado ao identificar o sexo de um bebê.

Fernanda, mãe do bebê que nasceu na tarde de hoje (15), já tinha nome certo caso tivesse nascido uma menina, mas ainda não sabe que nome colocar em seu filho.

4 comentários:

  1. Isso e critico gente...!

    ResponderExcluir
  2. Acho q todo ser humano erra! Fica dificil e impossivél ser Deus, pois o único q nunca deve ter errado. Acho q vcs devem está sem notícias para publicar!

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos agora tem esse exame e antes que o povo daqui não sabia nem o que era isso!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  4. Gente, vamos babá, mas assim ja é demais, estã brincando com saúde pública, isso é caso pra processo, e assim como erraram no sexo,poderá tb errar em um diagnostico de uma doença dedectável atraves de exame por imagem, e ainda tem quem defenda, é porque não foi parente dessa pessoa.

    ResponderExcluir