sábado, 14 de dezembro de 2013

MORADORES RECLAMAM DE MAU CHEIRO EM CURRAL NA RUA SÃO JOÃO

A Vigilância Sanitária (ou melhor, o Orleans Carvalho) proibiu que porcos fossem criados na zona urbana de Joselândia, (relembre a matéria clicando aqui) mas pelo que parece, a proibição não se estende aos mais ricos da cidade. Pelo menos é o que se percebe, nas fotos tiradas por um de nossos pingafogo.


Nela vemos claramente que esta é uma área privada separada da rua por apenas uma cerca de arame farpado e que pelo lado de dentro tem uma criação de porcos e logo ao lado tem um curral de gados, onde os animais passam toda a noite no local.

Os vizinhos são os que mais reclamam do mau cheiro. As fezes e urinas do gado deixam toda a área totalmente contaminada pelo mau odor. As reclamações vêm de diversas partes, principalmente dos vizinhos que toleram a criação de porcos e a estadia dos bois no curral durante a noite.
-Eu fico encabulado é do secretário de Saúde proibir isso na cidade, mas não tá valendo aqui nessa rua. É só para os pobres? Ricos podem criar? Disse um morador da Rua São João ao comentar sobre o assunto.

Se estiver proibida pela Vigilância Sanitária a criação de porcos ou de outros animais que podem fazer sujeiras, colocando em risco a saúde das pessoas, por que, que na Rua São João tem um curral de gados e uma criação de porcos no meio das casas? Como disse o morador, há um privilégio para com o dono responsável pelos animais, o que também classifica um preconceito para com a classe menos favorecida.


 É errado? Então, a norma tem que valer para todos, senhor Secretário de Saúde.

3 comentários:

  1. SÓ VALE PROS POBRES; OS RICOS ELES NEM OLHAM

    ResponderExcluir
  2. caro amigo os ricos da joselandia ainda caga no mato.

    ResponderExcluir
  3. Dai e César o que é de César... Críticas e mudanças sempre são bem vindas, principalmente quando se trata de melhorias para a população, até porque não dá pra agradar gregos e troianos, e ainda mais não se trata de Orleans Carvalho (lembrando: ele é secretário de saúde apenas em Joselândia, a lei é estadual) proibir ou não a criação de suínos no perímetro urbano, como podem observar no link a seguir http://www.crfma.org.br/site/arquivos/legislacao/leisestaduaisemunicipais/Lei%20Complementar%20039%201998.pdf , mais especificamente no Art. 85 Art.85–É vedada, no perímetro urbano, a criação ou
    conservação de animais vivos, que pela sua natureza ou quantidade, sejam considerados, a critério da autoridade sanitária competente, causa de insalubridade e/ou incomodidade.
    Quem faz a Vigilância Sanitária funcionar é a própria população, através de denúncias e reclamações dirigidas ao próprio órgão, o que não é tão difícil de se realizar já que os fiscais de sanitários podem ser vistos todos diariamente realizando seus serviços na nossa querida Joselândia... Vamos sim ajudar a Vigilância Sanitária, porque é assim que exercemos nossa cidadania através do controle social. Por meio do controle social, a sociedade é envolvida no exercício da reflexão e discussão para politização de problemáticas que afetam a vida coletiva. Este modelo de gestão cria um profissional de articulação e negociação, que fomenta a cooperação e que atua no planejamento e na coordenação com foco no interesse coletivo.

    ResponderExcluir