sexta-feira, 25 de outubro de 2013

SARNEY ARMA JOGO PARA A ELEIÇÃO INDIRETA DE LUÍS FERNANDO

roseana-e-luis-fernando-450x258
O cobiçado cargo de conselheiro vitalício do Tribunal de Contas do Estado (TCE) é a principal peça no xadrez político do Maranhão na eleição de 2014.
A vaga aberta no TCE com a aposentaria do conselheiro Yedo Lobão é disputada por vários interessados, entre eles os deputados estaduais Cesar Pires (DEM), líder do governo Roseana Sarney (PMDB), e Rogério Cafeteira (PSC), parente do senador Epitácio Cafeteira (PMDB).
Nenhum dos dois vai levar. O cargo no tribunal já está reservado ao vice-governador Washington Oliveira (WO), homem de fidelidade canina à oligarquia Sarney.
GOLPE À VISTA
WO vai para o TCE com o objetivo de facilitar uma grande jogada do senador José Sarney: eleger governador, ainda em 2013, o secretário estadual de Infra-Estrutura Luís Fernando Silva.
Todas as pesquisas dão larga vantagem a Flavio Dino (PCdoB) e a oligarquia Sarney precisa turbinar a candidatura de Luis Fernando, fazendo dele governador agora para que dispute a eleição de 2014 na cadeira de Roseana.
A operação consiste na eleição indireta de Luís Fernando, na Assembleia Legislativa, após o afastamento da governadora Roseana Sarney (PMDB) para disputar o Senado.
Roseana pedirá afastamento, WO será acomodado no TCE e o presidente da Assembleia, Arnaldo Melo (PMDB), vai convocar eleição indireta.
TCE DEPOIS DA ELEIÇÃO PETISTA
José Sarney já combinou o jogo com Arnaldo Melo, que anunciou a decisão sobre o TCE apenas depois da eleição interna do PT, em novembro.
É certo que WO vai para o TCE, mas o anúncio não pode ser feito agora. WO precisa vender aos petistas o sonho de que será governador, após o afastamento de Roseana.
A expectativa de oito meses no governo serve para alimentar os petistas em torno de WO, principalmente no período de disputa no PT maranhense, onde várias tendências disputam o controle do partido.
Em novembro, os petistas vão eleger os presidentes e chapas aos diretórios municipais, estaduais e nacional.
No Maranhão, o candidato de WO é o atual presidente do diretório estadual Raimundo Monteiro. A vitória desse grupo é a garantia de que o PT vai manter a aliança com o PMDB e apoiar Luis Fernando.
PT EM TRANSE
Mas, a vitória dos sarnopetistas não está certa. Desacreditado até entre seus aliados, o vice WO precisa vender o sonho de que será governador para ajudar Monteiro e ter maioria nas instâncias que vão decidir a política de alianças do PT em 2014.
Em função da eleição interna do PT, Arnaldo Melo adiou o anúncio da nomeação de WO para o TCE.
Se ganhar o diploma de conselheiro agora, WO joga água na fervura de Monteiro e pode até perder a eleição no PT.
Monteiro enfrenta dois adversários: Augusto Lobato, da Resistência Petista; e Henrique Sousa, chefe de gabinete do deputado estadual Zé Carlos.
Portanto, a nomeação de WO no tribunal só sai depois da eleição do PT.
WO ilude a base petista, dizendo que vai ser governador, mas o destino dele está traçado para o TCE.
Outra ilusão alimentada por WO é o cargo de vice-governador para o PT em 2014, mas isso está fora de cogitação no Palácio dos Leões, que já considera o petismo contemplado com o TCE e alguns empregos periféricos.
NOVOS PETISTAS
No pacote de Sarney para o PT entrou a filiação do secretário estadual da Fazenda Fabio Godim, para ser candidato a deputado federal.
A filiação foi efetivada na calada da noite pelo presidente do diretório municipal de São Luis, Fernando Silva, que é candidato a deputado estadual em dobradinha com o federal Godim.
Porém, o ingresso de Godim foi vetado no diretório estadual porque ameaça as candidaturas a deputado federal de Zé Carlos, Rodrigo Comerciário e Ney Jefferson.
Godim foi recusado no petismo maranhense por 10 x 5 e vai recorrer à direção nacional, onde Zé Dirceu e Lula devem dar um jeito, obrigando o PT do Maranhão a aceitar o novo pretendente.
O secretário da Fazenda pode até se filiar, mas não tem garantido o direito de candidatura, dizem os radicais da Resistência Petista. Há controvérsias…
PACOTE DE WO
WO tinha um pacote, que incluía Godim para federal, Helio Soares para estadual e Paulinha Lobão de vice-governadora. O senador Edison Lobão vai indicar o vice de Luis Fernando.
Helio Soares foi vetado porque era temido pelos aliados de WO que são candidatos a deputado estadual: Inácio Rodrigues, Francisca Primo, Kleber Gomes e Fernando Silva.
Já Godim será o interventor do PT, nomeado por WO, que vai atropelar todos os seus aliados para entregar o comando do partido ao secretário de Fazenda de Roseana Sarney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário