quarta-feira, 27 de novembro de 2013

CONSELHO TUTELAR: MEMBROS ELEITOS SÃO EMPOSSADOS

Após a eleição, realizada no dia 3 de novembro, os membros eleitos para o Conselho Tutelar foram empossados, em solenidade realizada hoje 27 no auditório do Sindicato Rural de Joselândia.


Foram: Francisco Borges Meneses, Marleide Rodrigues Correia, Raimundo Barros da Silva Neto, Zora Ionara Oliveira Viana e Francisca Jocielda, os empossados como Conselheiros Tutelares. Para que fossem habilitados a concorrer, os candidatos passaram por teste seletivo.

Além de representantes da comunidade, estiveram presentes na solenidade de posse o prefeito Biné; a primeira dama, Jacélia; o Secretário de Saúde, Orleans Carvalho; o Secretário de Cultura Ronald Saraiva; os Contadores, Fernandinho e Igor; a Secretária de Educação Nere Sonia; o vereador, Dedé; e a Promotora de Justiça, Dra. Sandra Pontes. Após a solenidade, houve um coquetel para todos os convidados.

Conselheiro tutelar não é policial, não é técnico, não é Juiz, mas sim o zelador dos direitos da criança e do adolescente. Para tanto, os conselheiros precisam usar de bom senso para se fazer presente onde há violação de direitos ou indícios e possibilidades de violação e agir para cessá-la ou eliminar o risco de que ocorra. Para isto não deve fazer, mas requisitar os meios necessários a que se faça.

Eles agora trabalharão acompanhando as crianças e adolescentes e decidirão em conjunto sobre qual medida de proteção irão tomar sobre cada caso. O Conselho Tutelar é um órgão autônomo em suas funções e não tem relação nenhuma de subordinação com qualquer órgão do Estado. Ou seja, As decisões tomadas pelos conselheiros são de exclusiva autonomia, sem nenhuma interferência da prefeitura ou câmara de vereadores, mas sempre se regendo pelo estatuto da criança e do adolescente.

Conhecer os direitos da criança e do adolescente não é pré-requisito para candidatura a Conselheiro Tutelar. Desconhecê-los porém pode ser motivo para cassação de Conselheiro eleito e em exercício de mandato. Logo, uma vez eleito, o Conselheiro tem o dever de aprender e conhecer profundamente os direitos da Criança e do Adolescente aos quais tem a função de zelar.

Saiba algumas atribuições do Conselho Tutelar

I- Atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts.98 e 105, aplicando as medidas previstas no art. 101, I a VII;
II- Atender e aconselhar pais ou responsáveis, aplicando as medidas previstas no art.129, I a VII;
III- Promover a execução de suas decisões, podendo para tanto:
a) Requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança;
b) Representar junto à autoridade judiciária nos casos de descumprimento injustificado de suas deliberações;
IV- Encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança e do adolescente;
V- Encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência;
VI- Providenciar a medida estabelecida pela autoridade judiciária, dentre as previstas no art. 101, de I a VI, para o adolescente autor do ato infracional;
VII- Expedir notificações;
VIII- Requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário;
IX- Assessorar o Poder Executivo local na elaboração da proposta orçamentária para planos e programas de atendimento dos direitos da criança e do adolescente;
X- Representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, §3º, 

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

JOSELÂNDIA MUDANDO A EDUCAÇÃO

Escola Municipal José Ribamar Meneses com o piso das salas totalmente encharcados, após as ultimas chuvas. 

"A prefeitura não tem  dinheiro nem para o telhado da escola?". Mais uma desculpa que... vai que cola.







domingo, 24 de novembro de 2013

PREFEITO NÃO CUMPRE O QUE PROMETE E OS MORADORES DO POVOADO SERRINHA SE REVOLTAM

Os moradores do povoado Serrinha estão revoltados. Tudo, porquê o prefeito Biné prometeu construir um campo de futebol para os jogadores e até agora, nada.
Na área que hoje está sendo construída a escola, era o campo de futebol que antes foi negociado com os moradores para liberarem o local. Os moradores aceitaram, mas, com uma condição; a prefeitura construir um campo de futebol para os moradores. O prefeito então aceitou, com a promessa de que seria construído o campo.
A escola como todos sabem começou a ser construída, mas o campo de futebol que o prefeito prometeu para os moradores ainda é promessa. Diante disso; os moradores se revoltaram e se reuniram para protestar e até ameaçaram destruir a escola que está sendo construída no antigo campo.
O prefeito então foi surpreendido pela população, que resolveram tomar uma das máquinas; até que o campo de futebol seja construído.
Os moradores só devolverão a máquina ao prefeito, após ele cumprir a promessa que fez.

Sem campo de futebol, sem escola!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

EM JOSELÂNDIA OI VELOX EXPANDE O SERVIÇO, MAS A QUALIDADE NÃO AGRADA OS CLIENTES

Há alguns dias a Oi expandiu em seu sistema, o serviço de internet em Joselândia. Antes, a operadora oferecia o serviço com limitações de usuários, agora, já está disponível para todos. Mas, os que já eram clientes, e agora os novos, estão tendo dificuldades na conexão.  Segundo alguns usuários, a internet deixa e muito a desejar. A qualidade e a velocidade aqui em Joselândia não são a das melhores.

Alguns clientes estão optando pelos provedores via rádio, que oferecem uma recepção melhor de sinal e uma velocidade mais acessível. As reclamações sobre a Oi não se estende, apenas no serviço de internet, mas também, na telefonia fixa, que deixa, e muito a desejar.

Com a chegada da telefonia móvel há quatros anos atrás, poucos são os usuários de telefone fixo. Apesar da Claro também, às vezes, não agradar, são poucos os que tem um plano fixo da Oi, pois a taxa cobrada todos os meses pela empresa apenas para manter a linha, é o vilão para usuários, e assim, faz com que os mesmo se abstém do plano.

PREFEITO BINÉ AINDA NÃO PAGOU AS "NOVINHAS"

Paredão das Novinhas
De uma coisa é certa e todos os joselandenses sabem, a campanha do prefeito Biné foi milionária; muitos foram os patrocinadores, que fizeram de tudo para que o atual prefeito se elegesse.

Após a vitória, ficou muitas contas para pagar e um dos cobradores pediu ao vereador Raimundo Zuca, para que o mesmo desse uma ajudinha. Não sei qual o vinculo que o vereador tem com o prefeito, já que é da oposição, mas o mesmo se prontificou de fazer algo a respeito.

Trata-se de R$ 5.200,00 que o prefeito Biné deve ao Sr. Elson proprietário do Paredão das Novinhas de Pedreiras. O mesmo paredão que por várias vezes foi alugado pelo então prefeito para fazer sua campanha aqui em Joselândia. Por várias vezes o proprietário veio cobrar o prefeito que segundo ele empurra o débito com a barriga e já está cansado de esperar, afinal já está com mais de ano.

Ah! Um detalhe, se Elson receber, terá uma festa em Joselândia.

É meu povo, se Marcelo deixou de pagar as contas que devia, o prefeito Biné que superfaturou com doações para a sua companha e se elegeu, ainda não pagou a conta do Paredão das Novinhas.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

UMA TIA GUERREIRA, QUE MARCELO NUNCA ESQUECERÁ!

A vida nos reserva muitas surpresas. Eu não pude me conter com essa cena que “chocou” Joselândia, chocou até, quem nunca imaginava uma cena dessas; estou falando de Marcelo Queiroz e a ex- prefeita Édila Queiroz, terem o desprazer de ter contra, uma peça que seria fundamental para sua vitória.


O que faz uma pessoa tão influente no meio político tomar uma decisão dessas, ficar contra sua própria irmã? É assim que a vida vai nos levando, nos surpreendendo a cada dia.
Digo... Uma pessoa que faz isso com todos os motivos que tinha é uma GRANDE GUERREIRA, pois na luta pelo seu ideal, conquistou mais uma vitória, apoiando o esposo de sua sobrinha, digamos que sem dúvida foi a responsável pelos 192 votos de maioria.

Essa é a vida quem não cultiva não é digno de permanecer colhendo! A mudança acontece com nossas ações.

Não queira ficar contra ela, Chagas é Chagas!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

UM TIRO QUASE CERTEIRO DA PREFEITURA DE JOSELÂNDIA NO SINSERPDOM

O Sinsepdom (Sindicato dos Servidores Públicos de Joselândia) foi surpreendido por uma ação na justiça para que prefeitura de Joselândia não seja obrigada a descontar as contribuições dos sócios para o sindicato. O autor da ação foi à própria prefeitura, que alega ,não ter nenhuma lei que a obrigue descontar o valor do sócio referente ao que o sindicato cobra e depois repassar o montante para a entidade. Os sócios devem pagar a entidade por conta própria.
Conversamos com o presidente do Sinserpdom em Joselândia, Weliton Almeida, e o mesmo se disse que não é a primeira vez isso acontece aqui em Joselândia e que os sindicatos das cidades vizinhas também já passaram por isso.
- Já fomos vítimas dessa tentativa antes, aqui e em outras cidades de abrangência do Sinserpdom. Disse Weliton ao Joselândia Real.

Weliton também afirmou ter revertido a situação judicialmente. A intensão das prefeituras segundo o que os sócios dizem é acabar com os sindicatos que se opõe a seus governos, ou seja, que reivindique direitos trabalhistas.

JOVENS DE JOSELÂNDIA FORAM ASSALTADOS ONTEM 19 PRÓXIMO A SÃO LUIS

Vinícios, Vonaldo e Bruno passaram por um momento de terror

Ponte do Estreito do Mosquito
Ontem 19, em sua página no facebook o jovem Vinício Viegas publicou um momento tenso em que ele e seus amigos passaram na ponte do estreito dos mosquitos, já chegando de São Luis. Onde ele, Vonaldo e Bruno em viagem à noite, foram surpreendidos por um elemento armado e os ameaçaram de morte. Segundo Vinícios o assaltante ameaçava de atirar nele, a todo momento.
-Ele ficava com a arma apontada todo o momento pra mim falando que ia me matar. Disse Vinícios ao nosso Blog.

O meliante levou dinheiro, celulares e os documentos pessoais dos jovens.
- Ele dizia que não era pra eu olhar pra ele, rapaz não é coisa boa não, mas só levaram dinheiro nossos documentos e celulares. Continuou Vinicius a nos falar.
O Jovem deixou em sua página um agradecimento a Deus por ter saído vivo daquela situação, pois os momentos que, ele e seus amigos passaram foram angustiantes.


terça-feira, 19 de novembro de 2013

MARCELO QUEIROZ, CADÊ VOCÊ? O POVO SENTE SUA FALTA!

O futuro prefeito de Joselândia, Marcelo Queiroz tem se ausentado da nossa querida cidade. Em seu perfil no facebook ele deixa pistas de onde possa estar. Pelo visto está se preparando financeiramente para quando chegar a Joselândia rever os amigos e montar estratégias para ser o nosso prefeito a partir de 2017. Marcelo que conquistou muitos joselandenses deixa saudades quando se ausenta da cidade.

Com residência em São Luís, em seu perfil no facebook demonstrou uma admiração por Godofredo Viana, onde trabalha. Sobre a política, Marcelo é uma das forças da oposição, e pretende colocar em prática suas estratégicas já na eleição do ano que vem de deputado estadual e federal.

O ausente Marcelo postou várias fotos em seu perfil de alguns lugares por onde passou. Veja algumas:






FELIPÃO DEU UM SHOW, NO SHOW DE ONTEM,18 - VEJA AS FOTOS

Ontem 18, foi um dia, ou melhor, uma noite de bênçãos. O encerramento do 14º Congresso da União de Mocidade da igreja Assembleia de Deus, contou com a presença de um dos cantores mais populares da nossa região; agora evangélico Felipão não veio com o forró moral, mas com toda moral, falar da palavra de Deus. Felipão continua fazendo o que gosta: cantar! Em ritmo contagiante o cantor levantou uma multidão que estava na Praça Nilson Pereira. 

Testemunho de sua vida sofrida de quando não servia Jesus, tocou e muito as pessoas ali presentes. As músicas contagiaram, foi uma noite muito animada. Teve até depoimento de amigos no facebook, sobre o show. Foram registrados em fotos os momentos marcantes dessa festa inesquecível.


Todo mundo quis postar fotos no facebook. Veja algumas.











FACEBOOK TESTA NOVO CHAT ONLINE; VEJA

O Facebook experimenta uma nova ferramenta no chat, que mostra se os seus amigos estão online pelo computador ou celular. O status aparece escrito em verde, ao lado do nome da pessoa, especificando a plataforma utilizada.


Até então, a rede só informa quando o usuário está conectado pelo celular – online ou não. O blog Techlomedia, um dos primeiros a notar a mudança, informa que a novidade é implementada aos poucos, e, portanto, pode ser retirada do ar qualquer momento. Vale ressaltar que nem todos os experimentos feitos pelo Facebook são adotados para valer.
Para você a mudança abaixo já apareceu? Você gostou? Comente!

Olhar Digital

FLA-FLU? QUE NADA! O CLÁSSICO DAS MULTIDÕES É SAMPAIO X SANTA CRUZ

Fla-Flu? Grenal? Ba-Vi? Galo e Raposa? Que nada! O Clássico das Multidões em 2013. Mora longe dos capitais. Duas finais. Uma na capital francesa. Outra na capital holandesa do país. Cento e dez mil torcedores. Duas nações apaixonadas. Dois tricolores históricos. O Sampaio Correia e seu reggae. O Santa Cruz e seu frevo. Nada de Série A. Nada de Série B. Apenas a paixão fora de série. Paixão pé no chão e time do coração. Fla-Flu? Grenal? Ba-Vi? Galo e Raposa? Porco e Timão? Que nada! O Clássico das Multidões em 2013? É Santa Cruz x Sampaio Correia. O resto é televisão…
De igual pra igual
Após passar nas quartas e nas semifinais pelos poucos expressivos Betim e Luverdense, o Santa Cruz agora vai topar com um clube “de igual para igual” na decisão da Série C. Pelo menos em termo de presença de público. Atuando como mandante, o Sampaio Corrêa levou 23.064 torcedores por jogo no Castelão, a segunda maior média de público da competição, atrás apenas do próprio clube coral, com 27.676. Para se ter uma ideia, a média da equipe maranhense seria a quarta maior da Série A. Já o tricolor pernambucano ficou na segunda posição, atrás apenas do campeão Cruzeiro, com 27.850 torcedores.
E atuando com o apoio da torcida, o Sampaio Corrêa tem uma das melhores campanhas como mandante na Série C. Em 12 jogos, a equipe perdeu apenas uma vez e tem excelentes 80,5% de aproveitamento. O próprio Santa sofreu na pele a combinação entre o apoio da torcida maranhense e o desempenho do Sampaio como mandante. No primeiro turno, os corais foram derrotados por 3 a 0, o pior revés do time na competição.
Por sinal, o Sampaio é, ao lado do CRB, a única equipe que não foi derrotada pelos tricolores, já que no jogo do returno, no Arruda, as equipes empataram por 0 a 0. Contra os alagoanos, os corais perderam em Maceió e em casa também ficaram na igualdade sem gols.
O Tricolor maranhense vai buscar o seu quarto título nacional, enquanto que a equipe pernambucana tentará o primeiro título. Os dois jogos decisivos entre Sampaio e Santa Cruz serão disputados no próximo domingo, dia 24 de novembro, no Castelão, às 16h (horário local) e o jogo de volta no dia 1º de dezembro, no Arruda, em Recife, em razão da melhor campanha na somatória de todas as fases. São os dois times de maiores médias de público da Série C e que estão entre as 10 maiores das quatro divisões do Campeonato Brasileiro.
Fonte: Blog John Cutrim - Jornal Pequeno

MAIS UM CASO DE INDIGNAÇÃO NO HOSPITAL DE JOSELÂNDIA, DESSA VEZ ENVOLVENDO UMA GESTANTE

Hoje 19, uma paciente deu entrada na Unidade Mista Santa Marta em trabalho de parto. Ela é Carola de 27 anos, neta do Sr. Miguel Rosa, a mesma chegou ao hospital às 05h00min da manhã e o médico que deveria estar de plantão não se encontrava, segundo informações o mesmo estava fazendo uma caminhada. A maior indignação foi à paciente ter seu filho, praticamente sozinha, pois quando a enfermeira chegou, a bebê já estava nascendo. A mãe da paciente Dona Lúcia, também foi surpreendida quando a enfermeira a mandou enterrar as placentas. “A enfermeira perguntou pelo marido da carola a mãe disse q ele ta viajando ai a enfermeira falou sobrou pra você Lucia enterrar as placentas”. Disse Clara Alves, tia da paciente Carola em depoimento ao nosso Blog.

Mesmo com a ausência do médico e com a irresponsabilidade da enfermeira em demorar atender Carola, a bebê nasceu saudável.

A família está indignada com a forma que trataram Carola no hospital. Veja esse depoimento de Clara Ribeiro publicado no facebook



Opinião #pingafogo

Diante disso o Secretário de Saúde Orleans Carvalho deveria fiscalizar e analisar e tomar as providencias cabíveis para que situações como essa não ocorram mais. Se ele quer funcionários competentes, ele como chefe deve ser o primeiro a ter competência.

Continua...

Após lê a matéria acima uma das técnicas de enfermagem que estava de plantão, entrou em contato com o blog Joselândia Real, e disse que em nenhum momento a paciente ficou sozinha. Apesar do médico não está na hora em que Carola deu entrada na unidade hospitalar, as técnicas deram total assistência à gestante. 

Segundo ela a mãe da paciente queria que as técnicas de enfermagem fizessem o parto, mas as mesmas se recusaram, pois disseram que não podiam, pois o médico deveria estar presente. A técnica ainda falou que a paciente não teve a bebê sozinha, elas acompanharam todo o processo.

SECRETÁRIO ORLEANS CARVALHO, O QUASE "CRENTE"

Quem era pra ser o destaque da noite no show que aconteceu ontem,18, Felipão foi “afogado” pela presença do ilustríssimo Orleans Carvalho. Um cantor de respaldo como Felipão, agora evangélico, a nível nacional teve a honra de quase, mas quase conseguir uma "alma rebelde" para Jesus, a “alma” que na terra chama-se Orleans. Isso mesmo, já imaginou o nosso secretário deixar de ser “o lobo” de uma hora para a outra, e se transformar em um cordeiro de deus?! Seria também, quem sabe, a salvação de Joselândia. Felipão precisa vir mais vezes. Vai que em um desses eventos o nosso secretário aceite Jesus e Joselândia fica livre?

sábado, 16 de novembro de 2013

CANDIDATA DERROTADA NA ELEIÇÃO DO SINDICATO RURAL DE JOSELÂNDIA, EDIELMA, NÃO CONSEGUE LIMINAR DA JUSTIÇA




A intensão da ex-candidata é que justiça anule a eleição da qual ela foi derrotada com uma diferença de 75 votos do primeiro colocado.

A candidata derrotada na eleição do sindicato Edielma Maria Rodrigues Sousa, por meio de sua advogada Dra. Yara Shirley Batista de Macedo Amador, entrou com um pedido de liminar na justiça do trabalho para: Anular as eleições do sindicato que ocorreu no dia 20 de outubro, determinar a imediata intervenção da federação, para que a mesma realizasse auditoria financeira no sindicato e novas eleições. O pedido de liminar é também para que a justiça torne inelegíveis os membros da diretoria eleita por oito anos. Edielma os acusam de: má conduta, lesão ao patrimônio sindical, fraudes administrativas, financeiras, eleitorais e compra de votos.
Nesta quinta feira, 14, foi publicada no Diário Oficial da Justiça a decisão do Juiz do Trabalho Francisco José Monteiro Junior, sobre o caso. O magistrado indeferiu o pedido de liminar proposto pela advogada de Edielma. Pois para a justiça todas as provas colhidas ainda deverão ser analisadas e a defesa ainda deverá se apresentar.

Veja parte da decisão do Juiz, onde o mesmo, nega o pedido de liminar para Edielma.

Para o advogado da chapa vencedora, Dr. Ricardo Dovera, todo o pleito eleitoral do sindicato ocorreu de forma legítima, obedecendo as decisões tomadas pela justiça, levando em consideração o estatuto do sindicato (que rege a entidade), e que, a decisão da liminar negada mostra de início, claramente, que mais uma vez, seus clientes sairão vencedores e satisfeitos com a decisão final.

Tentamos entrar em contato com a advogada de Edielma, mas ainda não nos retornou.

Opinião #pingafogo

"Pelo visto, a derrota não é motivo de descanso para a chapa um, que tenta na justiça reverter a situação em que os próprios sócios foram unanimes em suas decisões em eleger o homem das Canas de Baixo (Luiz Tereza). Cabe agora, os reclamados se defenderem".             
                

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

FUNCIONÁRIO DA CAEMA FALA COM O JR A RESPEITO DA SUSPENSÃO DE ÁGUA DO IMÓVEL DA RUA DA MATRIZ


O Sr. Francisco Antônio de Araújo, funcionário da CAEMA, entrou em contato com o nosso blog para esclarecer sobre a denuncia de que o mesmo teria cortado a água de um imóvel da Rua da Matriz (clique aqui e veja a matéria). Em resposta ele afirmou que o imóvel há dias já estava sem o abastecimento e já é a segunda vez que a consumidora religa a água por conta própria. Segundo ele, as responsáveis pelo imóvel teriam ido ao escritório da CAEMA no mês de agosto para saber sobre a situação do abastecimento o qual ele confirma que as mesmas disseram que não podiam pagar no momento o valor cobrado e que elas próprias pediram um prazo para pagar até o final de outubro. Ele disse a elas que podia dar um prazo, mas só até o dia 5 de outubro.

Após o prazo vencido o funcionário confirma que enviou várias cobranças para as responsáveis, mas as mesmas ignoraram.
- Mandei várias cobranças pra elas e nunca vinheram nem tomar satisfação; tenho provas arquivadas. Disse o Sr. Francisco ao blog Joselândia Real.

O funcionário ainda falou que, hoje, 15; ele estava simplesmente fazendo uma fiscalização de rotina, o qual encontrou a água do imóvel religada e que não a cortou, apenas suspendeu novamente, pois a mesma já estava cortada.

Em uma foto do sistema da CAEMA, o Sr. Francisco Antônio confirma que a água das reclamantes já estava cortada.

No sistema da CAEMA mostra que a situação da água do imóvel informado estava
encerrada desde do dia 29 de outubro


- Ela estava usando cladestinamente e você sabe JR que religar um imóvel sem autorização da empresa é crime ou você não sabe disso? Fica a pergunta no ar. agora querem me difamar, tenho 27 anos que trabalho; cumpro minhas obrigações conforme a norma da minha empresa. Finalizou em depoimento ao JR o Sr. Francisco Antônio (Chicá).

SÓ JOSELÂNDIA TEM O PRIVILÉGIO DE, UMA ÚNICA EMPRESA PÚBLICA "CAEMA" PRESTAR SERVIÇO NO FERIADO, INTERROMPENDO O FORNECIMENTO DE ÁGUA


Hoje, 15 de Novembro, em Joselândia, um funcionário da CAEMA (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão), não levou muito a sério o feriado nacional, pois se tratando de interromper o fornecimento de água a uma moradora da Rua da Matriz, não pensou duas vezes e foi logo fazer seu serviço.

A residência era de um casal de idosos, que, após o falecimento de um deles, do esposo; a dona da casa continuou nas dependências do imóvel sem pagar sequer uma conta de água. Foram vários anos, sem nem sequer, a CAEMA notifica-la com cobranças ou interromper o fornecimento de água para aquela residência. Isso se estendeu até o falecimento da dona da casa.

Diante disso, os familiares do dono da casa resolveram colocar outras pessoas para morarem lá. Foi aí que, a CAEMA notificou os mesmos sobre um débito de R$ 400,00 que os falecidos teriam deixado.

Mesmo não gostando da cobrança, a então responsável pela casa não se negou a pagar. Foi aí que a mesma disse ao funcionário da CAEMA que queria parcelar o débito, já que foi pega de surpresa com aquela conta, o qual ela não sabia. A mesma disse que o funcionário alegou que por menos de R$100,00 não daria pra parcelar e como ela não tinha, hoje pela manhã ele foi até a casa e interrompeu o abastecimento.


A mesma ficou indignada com tal situação por que segundo ela além da CAEMA não prestar um bom serviço nem mesmo em dias úteis, deixou a casa sem água justamente no feriado.

Nas fotos tiradas hoje envidada para o nosso blog mostra claramente o escritório da CAEMA fechado e o funcionário em pleno feriado nacional prestando serviço, interrompendo a água da responsável pela casa.



Agora fica a pergunta: se fosse para prazer uma ligação hoje, feriado nacional ou até mesmo em qualquer feriado, o funcionário iria trabalhar?

15 DE NOVEMBRO, FERIADO NACIONAL - QUE TAL APROVEITAR A NOSSA DICA?

 15 de Novembro, dia em que se comemora a proclamação da republica, um feriado nem tão popular como o 7 de setembro, mesmo assim faz o comercio fechar as portas, afinal é feriado nacional. 

Não só em Joselândia mais em todo o Brasil, o 15 de Novembro parece até não ter tanta importância, apesar de ter sido uma data que mudou completamente o modo governista brasileiro. Seria uma data para se comemorar com desfiles, festas e tudo o que a nossa república tem de direito. Atá porquê, se o 7 de setembro é tão importante para a vida dos brasileiros, o 15 de novembro deveria ser mais ainda, pois; foi a exatamente 124 anos que o Brasil virou uma República Federativa, que apesar de todos os “baixos e 'baixos'”, pelo menos o processo governista teve um avanço significativo para o pais.

Em Joselândia no feriadão, alguns aproveitam pra descansar e nada melhor do que um feirado na sexta-feira, principalmente para funcionário público, que terá então três dias de folga; curtindo com a família, aproveitando para viajar e visitar os parentes que moram fora e etc...

Mas um feriado como esse e em uma cidade como Joselândia nada melhor do quê curtir aqui mesmo, né? Então, que tal o Bar da Rosinete? Hoje tem Marka Samba a partir das 21 horas. Mas lembre-se moderação, tá? Se for dirigir não beba. A entrada será R$ 10,00.

E se você é evangélico, tenho certeza que opções não faltam; as programações evangélicas são sempre bem elaboradas e o feriado é também um dia muito bom para comemorar e agradecer a Deus por essa conquista dos brasileiros; como a Proclamação da República.

Então, bom feriadão para todos!

A BARRAGEM DO RIO FLORES ESTÁ TOTALMENTE ABANDONADA

 O Ministério Público Federal (MPF) e o Estadual do Maranhão (MP/MA) apresentaram ação civil pública, com  pedido de liminar, contra o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Denocs) para que recupere completamente a barragem do rio Flores. A barragem, iniciada em 1983 e concluída em 1987, para aproveitamento energético, controle de enchentes da bacia do Mearim e implantação do pólo hidroagrícola do Flores, está totalmente abandonada.

Em agosto de 2009, após representação do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura  no Maranhão (Crea-MA), foi instaurado na Procuradoria da República no Maranhão, procedimento administrativo para apurar as condições operacionais e de estabilidade das barragens dos rios Pericumã e Flores localizados, respectivamente, nos municípios de Pinheiro e Joselândia/Presidente Dutra.

O laudo apresentado pelo Crea apontou que a barragem do rio Flores encontra-se em situação de “completo abandono, levando a crer que há muito tempo nenhum serviço de conservação foi executado na barragem”. O relatório concluiu ainda a “existência de dano potencial elevado”, demandando a adoção de medidas de urgência para a recuperação da barragem, uma vez que a população localizada em suas áreas de influência passam por situação de extremo risco, com o agravamento do período de chuvas e alagamentos.

De acordo com o MPF/MA várias foram as irregularidades encontradas na barragem do rio Flores e, por isso, diversos também são os serviços a serem realizados, dentre eles: o controle da vegetação nos parâmetros de montante e de jusante do maciço da barragem e das ombreiras respectivas; a recuperação de todas as canaletas de drenagem, bem como das áreas gramadas, como espécimes nativas; a instalação de instrumentos de medida de vazão de percolação e de análise sedimentológica do material em suspensão; a reconstrução da subestação de energia e a sua interligação com as torres de comando e de acesso e a reposição de todos os equipamentos eletromecânicos, hidráulicos e pneumáticos da torre de comando, bem como dos componentes danificados das comportas e das grades.

O Ministério Público Federal no Maranhão e a Promotoria de Justiça em Colinas resolveram que a única saída cabível para a solução do problema seria a propositura de ação civil pública na Justiça Federal, que agora deve se pronunciar sobre a questão.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

JOSÉ SARNEY, O MELHOR GOVERNADOR QUE O MARANHÃO JÁ TEVE! DUVIDA?

Dando uma “cutucada” na internet e fazendo algumas pesquisas a respeito de políticos brasileiros, me chamou a atenção um site bem conhecido pelos internautas, chamado Wikipedia; site esse, que, logo ao escrever o nome "José Sarney" no buscador Google, veio logo no topo da tela e trouxe uma extensa matéria: a biografia do então Senador da República, ex-deputado federal e ex-governador do Maranhão, José Sarney de Araújo Costa. O "poderoso" José Sarney!
Ao lê sobre seu mandato como Governador do Maranhão, percebi que, o site Wikipédia, mostra outra realidade do que muito se comenta pelas pessoas aqui no Estado e no Brasil a fora (na mídia e jornais) de José Sarney.
Pude notar que o Maranhão apenas cresceu em seu mandato como Governador e que o povo saiu do isolamento, após os investimentos e centenas e centenas de pavimentação asfáltica.
Leia você também e comente:
“Durante o Governo Sarney os investimentos foram aumentados em 2.000%. A oferta de energia elétrica no Maranhão, que era de 7.500 kWmenor que a do edifício Avenida Central, no Rio de Janeiro, passou para 237 500 kW. As estradas passaram de 13 km pavimentados para centenas de quilômetros, que incluíam a BR-135, São Luís – TeresinaFoi aberto o Porto do Itaqui e rompidas as amarras do crescimento urbano de São Luís, impedido a nordeste e sudoeste pelas rias Anil e Bacanga, com a construção da ponte do São Francisco, que abria caminho para as praias do norte da ilha, e a barragem que permitia o acesso à ponta do Itaqui.
O programa de educação João de Barro permitiu a criação de uma escola por dia, um ginásio por mês, uma faculdade por ano. Com a combinação de adaptações do método Paulo Freire com a introdução de uma TV Educativa — a primeira do Brasil — foi possível formar rapidamente professores e monitores que estenderam a educação a todo o Estado, que só tinha um ginásio. Ainda no governo Sarney foi instalada a Universidade Federal do Maranhão, e preparado o caminho para a Universidade Estadual do Maranhão. Na área da saúde foi construído o Hospital Geral, em São Luís, e criado um grande número de postos médicos no interior maranhense.
Em 1968, o ex-presidente Juscelino Kubistchek viajou a São Luís como homenageado da primeira turma de economistas da Universidade Federal do Maranhão, da qual Sarney era paraninfo. Enfrentando as cautelas que o aconselhavam a se ausentar da solenidade de formatura, Sarney não somente dela participou, mas, como governador, fez questão de homenagear o ex-presidente com um jantar, realizado no dia 12 de dezembro de 1968. No dia seguinte, uma sexta-feira, o presidente Costa Silva baixou o Ato Institucional Nº 5Sarney e Juscelino viajaram no mesmo avião; Sarney desceu no Recife e Juscelino seguiu para o Rio de Janeiro, onde foi preso ao desembarcar. De volta a São Luís, Sarney fez um pronunciamento por rádio e televisão: “Meu mandato é um mandato livre, que me foi outorgado pela vontade popular, tenho procurado exercê-lo com absoluta independência e no dia em que não puder mais fazê-lo não poderei prestar serviços ao Maranhão. Nessa hora, o meu caminho é o caminho da minha casa, de cabeça erguida, mas respeitado e sendo digno do nome e do povo desta terra. Não posso parecer nunca subalterno, omisso ou açodado. Tenho noção da grandeza do cargo que ocupo e das minhas responsabilidades com o passado, com o presente e com o futuro do Maranhão”.

Com Wikipédia

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

BRASIL: JUSTIÇA SENDO FEITA - SUPREMO REJEITA OITO DE DEZ RECURSOS DE CONDENADOS NO PROCESSO DO MENSALÃO

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (13) rejeitar os segundos embargos de declaração dos deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT), dos ex-deputados Roberto Jefferson, Pedro Corrêa, Bispo Rodrigues e José Borba, do ex-tesoureiro do extinto PL Jacinto Lamas e do ex-diretor do Banco do Brasil Henrique Pizzolato.
O recurso do deputado João Paulo Cunha (PT-SP) foi aceito para esclarecer o valor do suposto desvio cometido quando ele era presidente da Câmara. Durante o julgamento do primeiro recurso, houve um impasse sobre a condenação pelo crime de peculato. A defesa argumentou que, na denúncia do Ministério Público, o valor supostamente desviado por João Paulo Cunha seria de R$ 536 mil, mas no acórdão, o montante subiu, após análise pericial, para cerca de R$ 1 milhão.
O Supremo já havia decidido no primeiro recurso que o valor correto era R$ 536 mil, mas na publicação da decisão foram citados dois valores. Os ministros concordaram por unanimidade que o valor mais baixo é o correto.
A questão é importante porque a quantia pode ser utilizada para uma outra ação de devolução de valores desviados dos cofres públicos.
O ex-sócio da corretora Bônus Banval Breno Fischberg teve a pena convertida em prestação de serviços à comunidade.
Primeira prisão
No julgamento, o Supremo decidiu determinar a prisão imediata de Pizzolato, condenado a 12 anos e 7 meses pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. Foi a primeira decisão sobre prisão no processo do mensalão.
O tribunal negou o último recurso possível e decidiu que, para Pizzolato, o processo do mensalão terminou. A pena de Pizzolato deve ser cumprida em regime fechado, em presídio de segurança média ou máxima. Ainda será definido pelo tribunal como será a prisão e em que momento será expedido o mandado que fará com que ele seja conduzido à prisão.
O presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, destacou que Pizzolato tentava, no recurso, apenas retardar o fim do processo. "Diante de mera reiteração dos argumentos dos primeiros embargos para impedir o trânsito [em julgado da sentença, ou seja, o fim do processo], tem de se adotar o procedimento que esta Corte vem adotando para o reconhecimento do trânsito em julgado e início imediato da execução", afirmou.
O STF ainda vai avaliar a situação de condenados que não recorreram e o caso de quem não tinha direito a infringentes, mas protocolou mesmo assim. Dos 10 segundos embargos de declaração apresentados, nove já foram analisados e oito negados.
Depois do caso de Pizzolato, também foram rejeitados o recursos dos ex-deputados Bispo Rodrigues, José Borba, Pedro Corrêa e Roberto Jefferson, delator do mensalão, além dos recursos dos deputados federais Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).
Lamas, Bispo Rodrigues, José Borba, Pedro Corrêa, Jefferson, Valdemar e Henry foram condenados no regime semiaberto (quando se pode deixar o presídio para trabalhar) ou a penas alternativas. No caso deles, o Supremo considerou os segundos embargos como protelatórios não chegou a decidir sobre a execução da pena de prisão. Segundo Barbosa, isso será tratado posteriormente.
Pena convertida
Na análise dos segundos embargos, o tribunal decidiu converter em pena alternativa a punição de 3 anos e 6 meses de prisão para Breno Fischberg, ex-sócio da corretora Bônus Banval.
No julgamento, Fischberg foi condenado por lavagem a mais de cinco anos, mas teve a pena reduzida para 3 anos e 6 meses na análise dos primeiros recursos. Nos segundos recursos, a defesa afirmou que não ficou claro se ele teria ou não a pena convertida.
O Supremo decidiu que ele terá duas penas restritivas de direito, sendo uma de multa de 300 salários mínimos a serem pagos para entidade sem fins lucrativos e outra de prestação de serviços à comunidade por uma hora por dia pelo tempo da pena.
Jacinto Lamas
O ex-tesoureiro do extinto PL (atual PR) Jacinto Lamas foi condenado a 5 anos de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro. Nos segundos embargos de declaração, ele voltou a alegar que ficou com pena equivalente à punição do então presidente do PL Valdemar Costa Neto, a quem era subordinado.
Joaquim rejeitou afirmando que há caráter meramente protelatório no recurso. “Nós não vamos nunca terminar esse julgamento”, disse o presidente do STF, que  foi acompanhado por sete ministros. Para Teori Zavaski, Dias Toffoli, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski, havia uma contradição na pena.
Gilmar Mendes discordou. Para ele, o erro foi não ter fixado uma pena maior para Valdemar Costa Neto. "Se houve erro, foi na pena de Valdemar. O que gerou essa anomalia."
Roberto Jefferson

O Supremo rejeitou, por unanimidade, o último recurso possível para o delator do mensalão, Roberto Jefferson (PTB), condenado do ano passado a 7 anos e 14 dias de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Os ministros rejeitaram nos segundos embargos de declaração pedido para que Jefferson cumprisse a pena em prisão domiciliar em razão  do estado de saúde "gravíssimo".
O ministro Luiz Fux destacou que foi incluído um laudo médico no processo, mas que, como Jefferson foi condenado ao regime semiaberto, não cabe o cumprimento da pena no domicílio. Ainda assim, o ministro defendeu que o condenado tenha atendimento médico assegurado.
O relator do mensalão e presidente do Supremo, Joaquim Barbosa, informou que essa questão será definida no momento em que for examinada a execução.

Fonte: g1.com.br